Saiba tudo sobre o Alistamento Militar para Não se Esquecer

74

O Alistamento Militar para as forças armadas brasileiras é de caráter obrigatório para todo jovem do sexo masculino. A partir desse artigo de hoje, vamos compreender, entender e listar o processo passo-a-passo para realizar seu alistamento.

Venha com a gente nessa leitura e fique por dentro de tudo o que deve fazer para estar em dia com o Governo Brasileiro. Leia.

O que é o Alistamento Militar?

Quando se trata de defender a soberania nacional, o Alistamento Militar se torna essencial para a  do povo brasileiro. O Serviço Militar Obrigatório visa o provimento de quadros para as forças armadas do país a partir da seleção e incorporação de jovens representantes de todas as classes sociais e regiões do Brasil.

alistamento militar

O Alistamento se torna de caráter obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino, quando completam a maior idade, ou seja, os dezoito anos. Se enquadrando nessa situação, o alistamento deve ser feito de primeiro de janeiro a trinta de junho pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/.

Podem integrar as forças armadas também pessoas que tem formações médicas, como os próprios médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários.

Esses se enquadram na Lei de Prestação do Serviço Militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária (MFDV). As mulheres (MFDV) podem prestar o serviço militar de forma voluntária.

Além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas, o Serviço Militar é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional, formando cidadãos com espírito cívico, com valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e forte sentimento patriótico.

Quando selecionados, os jovens tem a permanência no serviço ativo, conforme previsto pelo art. 143 da Constituição Federal. Os recrutas, de acordo com a disponibilidade de vagas, também têm a oportunidade de participar do Projeto Soldado Cidadão, que oferece capacitação técnica em diversos ofícios, visando prepará-los para enfrentar o mercado de trabalho em melhores condições.

Pode lhe interessar:  Cartão do Idoso - Quem tem direito e como solicitar?

Etapas de Alistamento Militar.

No Brasil, o Serviço Militar Obrigatório é dividido em três etapas que ocorrem ao longo do ano. Tanto para a Marinha, quanto para o Exército ou a Aeronáutica, o processo é o mesmo, sendo unificadas pelo Ministério da Defesa.

As etapas consistem em:

  • Alistamento Militar;
  • Seleção Geral;
  • Incorporação ou matrícula.

Abaixo estão listadas as características de cada uma dessas etapas.

Alistamento Militar

O jovem deve se alistar no ano em que completar 18 anos. O período de Alistamento Militar inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil de junho. O alistamento pode ocorrer de maneira online pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/. ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

Se for comparecer a Junta de Serviço Militar, deve portar CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência ou declaração assinada e um documento oficial com fotografia, isso inclui carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional. É necessário portar um documenta que permita sua identificação.

Seleção Geral

Para garantir que o processo de seleção seja o mais amplo e democrático possível, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que possua o recruta.

O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do País. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

Incorporação ou Matrícula

É o ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas.

Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar. Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas, adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo e se habitua aos horários rígidos.

Pode lhe interessar:  Saiba mais sobre os conceitos e definições sobre o empregador

Começa ainda a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.

O que acontece se perder o prazo ou não se alistar?

Caso o jovem não consiga realizar o primeiro passo até o prazo máximo, pode regularizar a situação através do site de alistamento que citamos antes ou ir até a Junta de Serviço Militar.

Porém, isso implicará em uma multa e quem não se alista não pode ter o passaporte expedido, nem prestar exames para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho ou ingressar em serviços de iniciativa pública ou privada.

Para aqueles que estão completando dezoito anos, prestem atenção nas informações acima para não ficar devendo documentos e nem perder a data do alistamento. É um processo um pouco chato, mas necessário para o andamento das forças armadas brasileiras.

Obrigado por nos acompanhar durante a leitura de hoje, esperamos ter sanado todas as dúvidas em relação a esse processo e contamos com a sua leitura nos próximos artigos. Obrigado e até o próximo.




Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *