Cadastro Positivo: Herói ou vilão?

98

Depois de aprender sobre o cadastro negativo de débitos, vamos conversar e entender um pouco mais sobre o Cadastro Positivo. Como funciona, para que serve, qual o seu efeito e quando solicitar será algumas das dúvidas que vamos sanar durante a leitura desse artigo. Nos acompanhe e tenha uma boa leitura. Aproveite!

O que é Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é direcionado mais para a empresa, pois permite que essas, ao serem consultadas por você para gerarem algum tipo de crédito, vejam toda a movimentação de seus pagamentos com cliente junto com seu histórico, ou seja, tanto as suas faltas como pagador quanto os seus acertos em dia serão checados. É justamente a outra face ao que acontece com o cadastro negativo, quando as empresas analisam só as contas que você não pagou, sem levar em consideração suas situações de emergência ou alguns tipos de imprevistos.

Fazem parte do Cadastro Positivo, por exemplo, as contas de:

  • Água, luz, telefone, energia, internet, financiamentos e parcelamentos.

Esteja atento.

Definição.

O Cadastro Positivo é capaz de reunir dados e informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à sua contratação de crédito, isso inclui os pedidos de empréstimos, financiamentos e crediários. Todos os movimentos em determinados CPF, passam a constar no histórico e quantidades e valores de parcelas, tal como o comportamento e a pontualidade de pagamentos demonstrados por você também aparecerão nesse relatório. Isso facilita a vida das empresas que geram crédito na hora de escolher entre o sim e o não, baseando em situações de atraso ou pagamento de contas, entendendo você como responsável por seus compromissos. Se estiver tudo em ordem com a suas finanças, provavelmente te ajudará nas conversas e na negociação com essas instituições.

Pode lhe interessar:  Processos do Cadastro Sincronizado Nacional

Registrando aqui também que a variação da política financeira da empresa fará com que seja possível conseguir taxas de juros menores do que alguém que não tem o Cadastro Positivo. Obs: Melhorando o “nível” do seu Cadastro Positivo, consequentemente ajudará a aumentar a sua pontuação junto ao SERASA.

Resumindo, é uma lista de bons pagadores do governo que é gerada através do registro da pontualidade no pagamento de contas com o propósito de criar um banco de dados que ficará à disposição de instituições privadas.

O que é Cadastro Positivo

Com funciona?

Na teoria, a medida ajudaria a diminuir o custo da concessão de crédito e oferecer juros mais baixos para o consumidor. As agências bancárias receberá a autorização do solicitante por meio de um documento específico. Essas informações são incluídas no cadastro e devem ser objetivas, claras, verdadeiras e de fácil compreensão, sendo que deve ser utilizado somente informações básicas sobre a vida financeira da pessoa. Além disso, o cadastrado terá direito de saber quais os bancos de dados que compartilharam seus arquivos e quem consultou as informações, ainda há a proibição de salvar informações consideradas íntimas e que não tenha nenhuma relação com a análise de risco de crédito ao consumidor. Também não é permitido que haja no cadastro informações sobre origem étnica, sexual, sobre saúde ou convicções políticas e religiosas.

Quais os prós e contras desse documento?

Visto assim o cadastro positivo pode parecer ser um aliado ou um grande vilão do consumidor e há algumas empresas que, apesar de parecer bom, o vê com maus olhos. A principal preocupação é que suas informações possam ser usadas de maneira incorreta e gerar um mal estar sobre o consumidor. Listamos as vantagens e desvantagens, siga:

Pode lhe interessar:  Processos do Cadastro Sincronizado Nacional

Vantagens:

  • Compras facilitadas na hora de solicitação de parcelamento e/ou crédito: Mesmo que não haja conta em banco ou algum comprovante de renda as lojas poderão analisar seu perfil e fazer uma proposta conforme as melhoras condições de acordo com o conteúdo que esteja lá;
  • A maneira como as condições comerciais serão definidas, serão baseadas no perfil do solicitante, sendo quase de uso exclusivo, sem ser fora dos seus padrões;
  • A avaliação poderá ser feita mais justamente e mais bem completada, levando em consideração pagamentos realizados e não só as dívidas não pagas;
  • Tendo o conhecimento sobre sua pontuação de crédito, você e a empresa negociante poderiam encontrar melhores condições de pagamento, parcelamento e liberação de empréstimo, gerando conforto e comodidade para ambos os lados.

E algumas das desvantagens seriam:

  • Não há benefícios e legitimidade para o solicitante/comprador no curto prazo. Seria necessário criar uma história do consumidor antes de definir sua pontuação;
  • Usar os dados do consumidor como uma forma de julgá-lo e reprimir a liberação de créditos.
  • Condicionamento dos limites de crédito, uma vez que incluído no cadastro positivo, prejudicaria bons pagadores que não queiram ser incluídos na base de dados.
  • Segregação na hora da oferta realizada pelos clientes, visto que somente os que têm bons históricos de pagamentos seriam bem vistos pelo mercado.

Alguma curiosidade sobre o Cadastro Positivo…

  • Você poderá sair a qualquer momento, bastando para isso solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito;
  • Você pode consultar suas informações a qualquer momento, de forma gratuita;
  • O cadastro positivo é adotado com eficiência em mais de 70 países;
  • Todos, pessoas físicas ou jurídicas, que possuem empréstimos, financiamentos ou contas de consumo, a inclusão no cadastro positivo se tornou automático a partir de julho de 2019;
  • Órgão responsável por sua emissão e manutenção é o Serasa;
  • Seu salário, sua conta bancária e seus limites de cartões de crédito não aparecem na hora que alguma consulta é realizada;
  • O mercado só poderá ter acesso as informações caso haja uma autorização por parte do solicitante.
Pode lhe interessar:  Processos do Cadastro Sincronizado Nacional

Com todos os pontos positivos e negativos analisados, as definições e importância e até alguma algumas curiosidade, é de decisão tua participar ou não do cadastro positivo. Que a leitura possa te ajudar a resolver essa incógnita e a melhor decisão possa ser tomada. Obrigado por nos acompanhar e até a próxima.




Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *