Conheça Mais Sobre o SENAI e suas Características

35

Conhecido principalmente por ser a porta de entrada para o primeiro emprego de muitos jovens, o SENAI se estabeleceu como o principal vínculo empregatício entre estudantes e indústrias. No artigo de hoje saberemos melhor sobre seu funcionamento, o que oferece e quais são as principais características desse serviço. Nos acompanhe agora!

O que é o SENAI?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

O SENAI está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros e oferece cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica, tendo a visão de preparar trabalhadores altamente qualificados, no patamar das nações mais industrializadas, para efetuarem o seu conhecimento nessas empresas.

A instituição também apoia o desenvolvimento da educação profissional em outros países, contribuindo para a criação e manutenção de centros de formação em Angola, Cabo Verde, Guatemala, Jamaica, Paraguai, Peru, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Haiti.

SENAI

O serviço ainda integra o chamado “Sistema Indústria”, onde ao lado da CNI, do SESI e do IEL, o SENAI é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira.

Números do SENAI.

As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 73,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 541 unidades fixas e 452 unidades móveis em 1,6 mil municípios brasileiros.

Pode lhe interessar:  Venha entender tudo sobre o CAGED e sua importância na vida das empresas e empregados

O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Qual o funcionamento do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI)?

Ainda que ofereça serviços totalmente gratuitos e seja uma instituição sem fins lucrativos, o SENAI ainda possui personalidade jurídica de direito privado.

Na prática, isso significa que ele não pertence e nem é administrado pelo Estado, mas juntamente com as Federações das Indústrias locais, cada unidade regional do SENAI desenvolve os cursos e programas a serem desenvolvidas nos estados.

Aliás, ambas estão tão interligadas que o seu diretor é diretamente indicado pelo presidente da Federação da Indústria relativa àquela região, ou seja, o diretor do Departamento Regional de São Paulo é escolhido pelo presidente da FIESP, o do Rio Grande do Sul, pelo presidente da FIERGS, e assim sucessivamente por cada estado.

Essa divisão entre cada estado, também é prejudicial algumas vezes, visto que isso é uma dos principais fatores pela ausência de alguns cursos em certas localidades, enquanto são amplamente oferecidos em outra.

Em tese, o SENAI deve servir de modo a impulsionar a indústria de sua região, considerando as suas necessidades específicas e as características inerentes da mão-de-obra local.

Para emitir pareceres e fiscalizar a atuação de cada SENAI é que existe o Conselho Nacional do SENAI, o órgão normativo da instituição. Tal qual a estrutura administrativa, o Conselho possui também unidades regionais, que possuem jurisdição sobre cada estado brasileiro e regulamentam as atividades desenvolvidas.

Qual a serventia do SENAI?

Não há dúvidas de que a serventia mais conhecida do SENAI está atrelada ao oferecimento de cursos de qualidade em quase todos os graus da Educação.

Pode lhe interessar:  Facilitando o Entendimento do Bolsa Família: Tudo o que você Precisa saber sobre o Programa

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Cursos livres: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, sorveteiro, salgadeiro, automação hidráulica, válvulas de Controle, Robotista etc.
  • Cursos técnicos: Edificações, Design de Calçados, Sistemas de Energia Renovável, Qualidade etc.
  • Graduação: Alimentos, Mecatrônica Industrial, Produção Gráfica, Sistemas Automotivos, Polímeros etc.
  • Pós-graduação: Automação e Controle, Gerenciamento de Projetos e outro.

Tendo ainda um objetivo específico de democratizar ao máximo o acesso a educação profissional, além das unidades físicas. O SENAI desenvolve o Programa de Ações Móveis (PAM), que leva o conhecimento aos locais mais distantes dos Estados do território nacional.

Também auxilia os empregadores na elaboração e execução de programas gerais de treinamento do pessoal em diferentes níveis de qualificação, e na realização de aprendizagem metódica, ministrada no próprio emprego.

Proporciona aos trabalhadores maiores de 18 anos, a oportunidade de completar, em cursos de curta duração, a formação profissional parcialmente adquirida no local de trabalho e concede bolsas de estudos e de aperfeiçoamento a pessoal de direção e a empregados de excepcional valor das empresas contribuintes, bem como a professores, instrutores, administradores e servidores do próprio SENAI.

O serviço da indústria sempre cresce e graças ao SENAI, também, é que temos bons profissionais qualificados exercendo suas funções nas empresas de todo o Brasil e nos países beneficiários.

Após entendido sobre o assunto, que possamos valorizar esse serviço oferecido pelo SENAI, em parceria com as indústrias, para que possamos continuar a ver o crescimento industrial no cenário nacional.

Obrigado pela leitura e te aguardamos nos próximos artigos.




Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *