Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o SINE

163

O SINE é tão desconhecido da população brasileira, que muitos nem se quer ouviram falar sobre ele. No artigo de hoje vamos falar e entender um pouco mais sobre esse assunto. Acompanhe-nos nessa leitura.

O que é o SINE?

SINE – Sistema Nacional de Emprego – é um órgão que está presente em praticamente todas as cidades brasileiras e ele é excelente para a questão da recolocação no mercado de trabalho. Apesar disso, ele ainda é pouco conhecido por muitas pessoas de todo o país.

Ele é, na verdade, mais do que um órgão, mas toda uma política pública voltada para que as pessoas consigam um trabalho e a independência financeira.

Para isso, ele age de diversas formas, como a divulgação de vagas, o recebimento de currículos, a elaboração de processos seletivos e até a contratação de pessoal.

SINE 1

 

Esse órgão público é muito importante e já gerou milhões de empregos em todo o país durante todos os anos de existência desse sistema.

Como funciona o SINE?

O SINE tem diversas funções. Tudo vai depender do que você precisa nele. Normalmente, as pessoas leem as vagas em um jornal ou veem pela televisão e, a partir daí, vão ate a sede do instituto para saber como candidatar a vaga.

Ao chegar lá, os atendentes explicam sobre a vaga e informam os documentos que a pessoa precisa levar para se cadastrar a essa oportunidade de emprego.

Normalmente é o currículo, carteira de identidade e o CPF, mas pode ser que em alguma vaga específica seja pedido outro documento, como carteira de motorista.

Pode lhe interessar:  Conhecendo sua Habilitação – CNH

Depois desse cadastro feito, o SINE envia para a empresa os seus dados. Ela vai analisar e confirmar se quer você no processo seletivo ou não.

Se cadastrando no SINE.

A forma mais comum e ainda mais utilizada de se cadastrar é indo até a sede do órgão na cidade após ler ou ver alguma vaga que seja do interesse da pessoa.

Porém, atualmente, a maioria dos SINES possuem sites que fazem esse cadastro online também.

Isso torna todo esse processo mais simples, rápido e também seguro. Para saber se o da sua cidade tem site e aceita o cadastro por lá, o ideal é você ligar para a sede e tirar essas dúvidas.

Mas…quem pode se cadastrar no SINE?

Qualquer pessoa que esteja disponível para trabalhar pode se cadastrar no SINE.

Para isso, é preciso respeitar algumas regras, como idade, se é ou não servidor público, se tem cargo governamental, entre outros requisitos básicos.

Se você é uma pessoa comum, que tem emprego normal, ou que está desempregado, é completamente livre o cadastro no Sine. É até indicado, porque lá você vai ter muito mais chances de conseguir um emprego melhor e salários mais dignos.

Quando ele foi criado?

O SINE foi criado em 2000. Desenvolvido pelo BNE – Banco Nacional de Empregos. O SINE é um site gratuito e confiável que busca contribuir socialmente com o mercado de trabalho, promovendo o contato direto entre empregador e trabalhador.

Preciso do que para me cadastrar?

Para se cadastrar e começar a buscar vagas de emprego basta clicar na área de cadastro do site https://www.trabalhabrasil.com.br/. Você precisará informar:

  • Nome completo, Data de nascimento, Documentos, Endereço completo, um currículo.
Pode lhe interessar:  Como fazer a solicitação de passaporte no Brasil

Também precisará responder uma pequena pesquisa de perfil e selecionar os tipos de vagas que deseja receber alertas.

O SINE funciona ainda como uma intermediação de mão-de-obra visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Portanto, o serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho.

As principais etapas da execução do serviço de intermediação de mão-de-obra são: inscrição do trabalhador, registro do empregador, captação e registro de vagas de trabalho.

Além de cruzamento de perfil dos trabalhadores cadastrados com o perfil das vagas captadas, convocação de trabalhadores conforme pesquisa de perfil e encaminhamento para entrevista de emprego e registro do resultado do encaminhamento.

Ainda, o serviço de intermediação de mão-de-obra pressupõe a administração das vagas, do momento de sua captação até seu preenchimento ou eventualmente, até a extinção do prazo definido pelo empregador para a seleção. Em todas as etapas, é necessário o gerenciamento e controle das informações.

Ressalte-se que a ação de intermediação de mão de obra é frequentemente associada a ações de orientação profissional, aumentando a efetividade do processo de inclusão social e produtiva dos trabalhadores, particularmente aqueles com maiores dificuldades de inserção.

Trata-se de um atendimento especializado, em que o trabalhador pode contar com apoio de psicólogos, assistentes sociais ou outros profissionais que o norteiem na procura por um emprego, por cursos de qualificação, por acesso a crédito para fomento do empreendedorismo, ou outros.

Um importante papel desse serviço é de prestar informações ao trabalhador, sobre o perfil profissional exigido pelas empresas, a importância da postura profissional, a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo, os meios existentes para busca de emprego; documentação necessária, ou mesmo orientações sobre como elaborar um currículo ou se portar em uma entrevista.

Pode lhe interessar:  Cartão do Idoso - Quem tem direito e como solicitar?

O SINE está aí para ajudar o trabalhador e quem quer estar empregado, com essas informações aprendidas hoje, vamos nos manter ativo na busca por melhores empregos e novos serviços.

Obrigado pela leitura, e nos vemos nos próximos artigos. Obrigado.




Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *